domingo, 21 de junho de 2015

Uma pergunta muito simples


“- Agora pra gente terminar uma pergunta muito simples: Clóvis, o que é a vida?

[Pausa] - A vida é uma condição de energia que busca mais energia, potência em busca de

potência.

- Clóvis o que é a vida?

[Pausa] - Intervalo de tempo em que uma energia dura com alguma consciência que acredita que ser alguma coisa.

- Clóvis o que é a vida? [Pausa] Essa pausa é Tchecov né? *

- Dor e sofrimento, se você preferir... Afinal de contas eu não me lembro de ter sofrido antes de nascer e tenho a nítida impressão de que não sofrerei depois de morrer.

- Tá... Bem. Quando a coisa começa a ficar metafísica eu paro de falar sobre o assunto. Eu quero terminar com você me dando uma resposta que você queira dar... Clóvis, o que é a vida?

- ... ”

* Alusão à “pausa dramática”, conceito que é ligado ao escritor e dramaturgo Anton Tchecov.

[Trecho final da entrevista concedida pelo filósofo Clóvis de Barros Filho no programa Provocações, no dia 23/09/2014, apresentado pelo diretor de teatro e ator Antônio Abujamra na TV Cultura.]

Decupagem de Filipe Castelo Branco

2 comentários:

  1. Simplesmente fantástico, tragicamente espetacular
    magnifico na simplicidade duma conversa informal,,,
    o que é a vida, versuspobres?

    ResponderExcluir